Publicado por Glamurama
17 de setembro de 2019
Escrito por Morgana Bressiani

 

 

Veja o artigo original publicado online

 

Veja a versão pdf

 

Black Square (O Quadrado Preto) de Lucio Salvatore

O processo criativo de Lucio Salvatore se desenvolve no atelier cercado de plantas que o artista cuida religiosamente, e que acompanham seus trabalhos e meditações cotidianas. Na ArtRio 2019, que acontece de 19 a 22 de setembro, o artista oferecerá a cada colecionador uma planta, desafiando-o a assumir a responsabilidade de cuidar da mesma, tanto quanto de uma obra de arte. Neste caso, Salvatore propõe o ‘compromisso com um colecionar além do objeto, da experiência estética e intelectual para o ato de cuidar, que ative a consciência para dentro e sobretudo para o outro, para o lugar da arte.

 

Durante a mostra, ele apresenta a série “O Quadrado Preto” com obras desenvolvidas em pedreiras que, como frequentemente acontece em suas criações, são o resultado de uma combinação de apropriação de processos, registros de experiências, escultura e pintura. Salvatore cria uma topologia iguais as das paredes de uma pedreira operativa antes de serem reduzidas à areia e poeira. O artista transfere as formas da rocha para a tela através de um processo de frottage. As monotipias impressas preservam a forma da pedra antes que sua solidez ilusória se desintegre pelas operações da pedreira.

Lucio Salvatore

ArtRio 2019

19 a 22 de setembro 2019

GET IN TOUCH

SUBSCRIBE

Full Name *

Email Address *

 

By subscribing to our newsletter, you consent to the collection and use of your contact details.  You have the right to unsubscribe at any time.

This site is protected by reCAPTCHA and the GooglePrivacy Policy andTerms of Service apply.
Copyright © 2025, Art Gallery Websites by ArtCloudCopyright © 2025, Art Gallery Websites by ArtCloud